
Os diversos shoppings que existem no Brasil e em qualquer lugar do mundo, possuem uma característica comum: reunir clientes em um só lugar para comprar. Define-se um shopping center ou centro comercial, uma estrutura que contém estabelecimentos comerciais como lojas, lanchonetes, restaurantes, salas de cinema e estacionamento, caracterizado por ser um ambiente fechado. Basicamente, é composto de lojas destinadas à exploração comercial e prestação de serviços. Os shoppings tradicionais, já que abrigam um centro de compras, apresentam um mercado diversificado, pelo grande número de lojas reunidas em um só lugar e elevado nível de conforto – ar condicionado, escadas rolantes, elevadores e seguranças. E se esta quantidade de lojas fosse para o computador?

Em Belo Horizonte não é diferente. Da mesma forma que existem variados shoppings, as lojas virtuais vêm surgindo com o advento da internet no meio da população. Exemplo disso é a loja virtual Surpresas de BH, que completa um ano de existência neste mês. O intuito desta empresa online é comercializar produtos e serviços produzidos na capital, em cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, em algumas cidades históricas e do interior de Minas, através da venda direta ao consumidor pelo computador. Hosana Gil de Moura, diretora geral da Surpresas de BH, diz que a loja virtual além da venda, também possui o objetivo de “divulgar cada vez mais, nossa cidade aos turistas de negócios e passeio, para que conheçam a infra-estrutura, seu potencial de negócios, sua rede de hospedagem, alimentação, bares, entretenimento e lazer, aproveitando para visitar pontos turísticos, tanto na capital como nas cidades históricas da região metropolitana”.
O portal possui um departamento de compras online, relacionados com a cultura e costumes mineiro, tais como, acessório, artesanato, cachaça, café, doces, produtos da roça e outros. O diferencial são os clientes de todo o país poderem realizar um cadastro para a compra dos produtos. Sendo assim, pessoas de outros estados brasileiros podem adquirir artigos de Minas e conhecer mais a capital. “Temos como princípio executar nossas ações, pautadas na ética, honestidade, transparência, responsabilidade e compromisso com nossos clientes”, enfatiza Hosana.