quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Shopping especializado para revendedoras

Repórter: Gizelle Andrade

O Mondrian – Trade Center está localizado na rua mato grosso, no bairro Barro Preto, desde 1989. O público-alvo é lojista e revendedores autônomos que buscam a qualidades da moda mineira. Em épocas de início de estação, com abril e maio e entre outubro e novembro as vendas são maiores devido às festividades com, por exemplo, Natal.

O shopping diferencia pelos tradicionais de varejo por seu público não vir para passear e sim comprar produtos para revenda. Além de produtos como vestuário existe também lojas de outros ramos como cosméticos, informática, etiqueta, consultórios médicos etc.

A auxiliar administrativa Bruna Maria, confirma que a concorrência maior do shopping são as lojas do Prado.

Tradição há 41 anos

Repórter: Naiara Neves

Há mais de quatro décadas a Galeria Chaves se tornou referência em moda atacado na capital mineira. A galeria possui 43 lojas diversificadas, divididos em dois andares, contendo bijuterias, bolsas e roupas de modo geral.

De acordo com a lojista Jussara Lúcia Gonçalves, a “clientela” de fora é que faz toda a diferença na galeria. “Trabalho aqui há muito tempo, e o cliente fiel, geralmente, é de outra cidade”, disse Jussara Lúcia.

A lojista tem uma certa razão, é só entrar na Galeria Chaves que se encontram pessoas de toda parte do Estado. “Sou de Divinopólis, e venho no Barro Preto de dois em dois meses. É aqui o ponto de estoque da minha loja”, brinca a proprietária de loja Simone Cassol.
A especialidade da Galeria Chaves é pronta entrega, direcionada para lojistas, mas a venda a varejo também movimenta o comércio.

Para conhecer o local, basta ir ao endereço: Avenida Augusto de Lima, Barro Preto, 1117, Belo Horizonte e encher a sacola com produtos.

Segue abaixo uma entrevista com a gerente de loja Jussara Lúcia, sobre a especialidade da Galeria Chaves como: Horário de funcionamento, segurança, as vantagens e desvantagens da galeria, entre outros.

Centros de compras invadem o computador

Repórter: Bernard Hermógenes

Os diversos shoppings que existem no Brasil e em qualquer lugar do mundo, possuem uma característica comum: reunir clientes em um só lugar para comprar. Define-se um shopping center ou centro comercial, uma estrutura que contém estabelecimentos comerciais como lojas, lanchonetes, restaurantes, salas de cinema e estacionamento, caracterizado por ser um ambiente fechado. Basicamente, é composto de lojas destinadas à exploração comercial e prestação de serviços. Os shoppings tradicionais, já que abrigam um centro de compras, apresentam um mercado diversificado, pelo grande número de lojas reunidas em um só lugar e elevado nível de conforto – ar condicionado, escadas rolantes, elevadores e seguranças. E se esta quantidade de lojas fosse para o computador?

Isso já é possível e real. Os denominados shoppings ou lojas virtuais estão ganhando cada vez mais peso sobre os centros de compras presenciais. As páginas da internet são como corredores de um shopping virtual, em que oferecem para o cliente, também virtual, variada opções de compra sem sair de casa. A tela do computador é a porta de entrada para as lojas online investirem seus produtos. Com um simples cadastro e alguns cliques é possível comprar pela internet. E o conforto de estar em um shopping é o mesmo, e quem sabe melhor. A encomenda é entregue em casa e o pagamento pode ser feito através de cartão de crédito, transferência ou boleto bancário. Praticidade que vem conquistando diversos clientes. A vantagem é que a compra pode ser feita de qualquer lugar do país, e em algumas empresas online, em qualquer parte do mundo.

Em Belo Horizonte não é diferente. Da mesma forma que existem variados shoppings, as lojas virtuais vêm surgindo com o advento da internet no meio da população. Exemplo disso é a loja virtual Surpresas de BH, que completa um ano de existência neste mês. O intuito desta empresa online é comercializar produtos e serviços produzidos na capital, em cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, em algumas cidades históricas e do interior de Minas, através da venda direta ao consumidor pelo computador. Hosana Gil de Moura, diretora geral da Surpresas de BH, diz que a loja virtual além da venda, também possui o objetivo de “divulgar cada vez mais, nossa cidade aos turistas de negócios e passeio, para que conheçam a infra-estrutura, seu potencial de negócios, sua rede de hospedagem, alimentação, bares, entretenimento e lazer, aproveitando para visitar pontos turísticos, tanto na capital como nas cidades históricas da região metropolitana”.

O portal possui um departamento de compras online, relacionados com a cultura e costumes mineiro, tais como, acessório, artesanato, cachaça, café, doces, produtos da roça e outros. O diferencial são os clientes de todo o país poderem realizar um cadastro para a compra dos produtos. Sendo assim, pessoas de outros estados brasileiros podem adquirir artigos de Minas e conhecer mais a capital. “Temos como princípio executar nossas ações, pautadas na ética, honestidade, transparência, responsabilidade e compromisso com nossos clientes”, enfatiza Hosana.