quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Em frente à rodoviária, UAI?!












Repórter: André Alcântara

O Shopping UAI conta com menos de um ano no segmento setorial e lançou-se no mercado buscando inovações, não somente no tocante à qualidade dos produtos mas quanto à disponibilidade de suas lojas. Estas têm um espaço que permite maior locomoção entre os consumidores, não há, como em outros shoppings populares, a presença de boxes em seu interior.

Para Thiago Mendonça, diretor de comunicação do Shopping, a proximidade com a rodoviária de BH pode ser considerado, geograficamente, um ponto a favor do local, pois o tráfego no local é intenso.

Os carros-chefe, entre os produtos comercializados, são os produtos eletro-eletrônicos, com destaque para computadores, MP4, MP20, celulares, sons, entre outros. O público-alvo é diversificado, atendendo desde a classe A até a D. As lojas âncora são referências, como as pastelarias Fujiama, além da presença da fabricante de chocolates, Cacau Show. O local conta ainda, com circuito integrado de segurança e a presença de câmeras.

Papai Noel chegou!

Shoppings tradicionais de Belo Horizonte inauguram as decorações de Natal

Repórter: Flávia Ivo

A agenda dos 385 shoppings brasileiros guarda algumas datas com muito esmero. Mas nada se compara aos preparativos para o Natal. Não por acaso, a estratégia de decoração para o momento de maior faturamento do ano começa bem antes dos dias das mães, dos namorados, dos pais e das crianças. São milhares de trabalhadores envolvidos nesse grandioso projeto. Cada shopping mobiliza seus departamentos de marketing, segurança, arquitetura e, principalmente, decoração.

Para cada produção de grandes dimensões, como é o caso da decoração de Natal, há uma série de exigências. A segurança é fundamental; não só dos consumidores como também do patrimônio do shopping. Tudo, de cada centímetro pelos quais se estendem os quilômetros de fiação à resistência dos cabos que sustentam imensos artefatos, passando pelo enquadramento de cada item aos padrões técnicos, precisa ser relatado na chamada ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), documento primordial na obra. E quem dita essas regras é a Prefeitura, que vistoria a estabilidade estrutural de enfeites, instalações elétricas, materiais de fácil combustão, saídas e equipamentos que compõem o sistema de segurança, sinalizações e estoque de mercadorias.

A criatividade é desafiada na hora de revelar os temas que vão dar brilho ao Natal de alguns centros de compra. A missão de escolher um tema é um tanto complexa. Para os menos observadores, talvez fique a impressão de que decoração de Natal é tudo igual. No entanto, ao se estabelecer como o shopping vai se vestir para o fim de ano, o conceito pode ir muito além das guirlandas, laços e sinos. Há diversos fatores envolvidos, mas a história do shopping, seu perfil e o perfil do público são os principais para fazer a escolha. A montagem da decoração começa só na segunda quinzena de outubro, e a inauguração, em novembro.

O Shopping Cidade, tradicional na região central da capital mineira, apresenta sua decoração batizada de New Garden inspirada nas plantas e flores da primavera. Esse tema transformou o shopping em um lindo jardim colorido e alegre, sem perder o clima de sofisticação do Natal.

A árvore de Natal vem decorada com muitas flores coloridas, pequenos vasos, regadores e ferramentas de jardim com ancinhos, rastelos e pazinhas. Há também a casinha do jardineiro, com sacos de sementes, adubos, vasos e muitas ferramentas. Este belo cenário é uma prova de que há como escolher um tema diferenciado.

Não há dúvida de que é muito mais fácil montar a árvore de Natal na sala e colocar o sapatinho na janela. Mas todo o esforço dos shoppings e a criatividade dos profissionais que lidam com a decoração natalina são recompensados pelo consumidor que se identifica com as luzes coloridas, a música e o gostoso clima de confraternização de fim de ano.