quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

30 anos de uma história de sucesso

A Multiplan, a maior empresa brasileira da indústria de shopping centers, começou em Minas

Repórter: Flávia Ivo

A Multiplan é a maior empresa da indústria de shopping centers brasileira em receitas e a mais rentável do setor. São quase 3 mil lojas e cerca de 146 milhões de consumidores por ano, nos 12 empreendimentos distribuídos entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Desenvolve, gerencia e detém grande parcela dos melhores shoppings centers do país.

A empresa começou sua trajetória em 1963 com a fundação da Veplan Imobiliária Ltda. Três anos depois, lançou o edifício Cidade do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, que foi um marco imobiliário na época, totalmente vendido em dois dias. Em 1971, a Veplan já era uma das maiores incorporadoras do país, quando promoveu a fusão com a H.C. Cordeiro Guerra, resultando na Veplan-Residência. Em 1975, foi constituídau a Multiplan.

Em 1977 foi tomada a decisão estratégica de entrar no ramo de shopping centers. Dois anos depois foi inaugurado o BH Shopping – primeiro shopping desenvolvido pela Multiplan. Construído no bairro Belvedere, o BH Shopping era distante do centro urbano, e contribuiu para a ocupação e o crescimento da região. Foi o primeiro shopping center de Minas Gerais, e é referência na capital mineira. O empreendimento, que passa por sua quinta expansão, vai acrescentar cerca de 100 novas lojas a partir de março de 2010.

A história da Multiplan está tão ligada à construção do BH Shopping, que a logomarca da empresa foi inspirada no trevo viário que leva ao shopping. Confira:


Nos anos 90, a empresa inaugurou o Diamond Mall, com projeto arquitetônico arrojado, em formato de diamante. Localizado em uma das regiões mais nobres de Belo Horizonte, o bairro de Lourdes, reúne as melhores marcas nacionais e internacionais.

Em 2007, a Multiplan adquiriu 84% do shopping Pátio Savassi, passando a administrar e a deter total controle para executar expansões, mudanças e outros projetos. A proposta arquitetônica transforma o shopping em uma grande praça de bairro com áreas de convivência ao ar livre, jardins, cafés, restaurantes e um anfiteatro.

Voltados para as classes A e B, os três shoppings belo-horizontinos comandados pela Multiplan têm os melhores mix de lojas e grande fluxo de consumidores.


Observe na planilha abaixo:


CARACTERÍSTICAS

BH SHOPPING

DIAMOND MALL

PÁTIO SAVASSI

BAIRRO

BELVEDERE

LOURDES

SAVASSI

INAUGURAÇÃO

13/09/1979

07/11/1996

25/05/2004

ÁREA CONSTRUÍDA

142.339 m²

73.039 m²

69.237 m²

LOJAS ÂNCORA

Carrefour; C&A; Lojas Americanas; Lojas Riachuelo; Renner e Zara

Cia Athlética e Cineplex DMM (Paris Filmes)

Lojas Americanas e Cinemark

LOJAS

295

228

127

VAGAS DE ESTACIONAMENTO

3.122

1.289

1.294

SALAS DE CINEMA

7

6

8

PÚBLICO ANUAL

14,7 milhões de pessoas

9,1 milhões de pessoas

9,4 milhões de pessoas

EMPREGOS GERADOS

5.115

2.849

1.735

PERFIL DO PÚBLICO

85% classes A e B (59% são mulheres)

89% classes A e B (62% são mulheres)

91% classes A e B (59% são mulheres)

Fonte: Multiplan Empreendimentos

O fundador e principal acionista da Multiplan, José Isaac Peres, foi entrevistado pela TV Shopping de São Paulo sobre as tendências do mercado para o futuro. Confira!


Aproveitando o clima de Natal, veja o comercial do BH Shopping, que comemora 30 anos e 30 natais.